O QUE É CPOR E NPOR


Como funciona o CPOR Centro de Preparação de Oficiais da reserva ou NPOR Núcleo de Peparação de Oficiais da Reserva:



Se  por acaso vc se alistou e no dia de voltar lá eles carimbaram seu CAM (papel verde) com um carimbo que é para você voltar para a seleção de um quartel CPOR/NPOR ... combatente vc não sabe a sorte que tem.

Vc nem recruta vai ser quando servir, vc vai se chamar  "aluno" do curso de formação de de tenentes do exercito.

Cara vc vai servir esse ano aprendendo as regras de um quartel e tendo muita instrução sobre estrategias de guerra e psicologia humana ... vcs vão aprender a ser comandantes de tropa e não um simples soldado mandado... alem disso um aluno do CPOR/NPOR ganha 1.054 já um recruta do batalhão ganha apenas 769 salários atualizados para 2017

Como é o ano de instrução do aluno do cpor/npor:

É a mesma coisa de um batalhão normal tem duração de 10 meses .. no primeiro mes vc fica em regime de internato e nos outros vc é dispensado meio dia... tem tudo o que tem no treinamento de um recruta(macha, acampameto, tiro, etc...).
E a partir do 6 mês vc começa a ter instruçoes mais especificas para oficiais

Esse negocio de chamar "OFICIAIS" é porque eles exercem cargos e funçoes de chefia (aspirantes até generais)
Os " PRAÇAS" são os executores e auxiliares (soldados até subtenetes)

Quando termina os 10 meses vc ganha a patente  Aspirante e dependendo do seu desempenho e suas notas o exercito pode ficar com você por mais 7 anos chegando até a patente Tenente ... (para seguir carreira nessa área e continuar no exercito até se aposentar vc tem que fazer o concurso da espcex clique aqui para saber mais)



Quem é chamado para seleção do cpor/npor (requisitos):

• Brasileiro que nato (quem nasceu aqui)
• Solteiro
• Mais de 1,60 de altura
• Está no terceiro ... já ter terminado ou de perferencia quem está matriculado em uma facul
• Quem mora próximo de um quartel do cpor ou de uma base do npor
• Dizer que quer servir no alistamento
• Dizer que quer servir no cpor na entrevista da seleção geral clique aqui para saber mais
• Passar na seleção geral (
exame médico,  psicotécnico e entrevista)

 Se vc fez tudo isso e foi  selecionado para a seleção especial do cpor/npor, vc vai fazer o teste de aptidão física que são:


  • 18 flexões;
  • 26 abdominais;
  • 3 flexões de barra; e
  • Corrida de 2 km e 100 m em 12 minutos

Isso é o minimo que vcs tem que fazer e quem fizer mais ganha mais pontos para servir como critério de desempate junto com a  prova intelectual


Prova Intelectual:

Vcs vão voltar outro dia para fazer a prova escrita que cai Português, Matemática, Geografia, Historia e Redação, as questões são objetivas (marcar o (x)

Essas Provas ocorrem em Janeiro e Fevereiro do outro ano  e elas decidem quem vai se matricular no curso conforme o numero de vagas (normalmente são 200 em cada cpor) (se forem reprovado em qualquer uma das duas vcs caem para seleção dos recrutas)

Se vc passou nas provas e está marcado o dia de vc voltar lá para efetua a matricula, um dos documentos que eles pedem é o certificado de matricula universitária. Então no ano de instrução até março... vc tem que está  matriculado em uma facul pra pode entra ... nem que vc desista da facul depois mais tem que está.

Exemplo: 

2016 ano que vc faz 18 e normalmente está no terceiro... vc se alista até junho, faz a seleção geral em setembro/outubro e volta pra Seleção especial em janeiro
Janeiro já é 2017 e vc já acabou o ensino médio (ou seja é o ano de começar a facul) como vc entra no exercito em março dar tempo suficiente de vc fazer a correria de entra em qualquer faculdade e ter os papeis que comprove que vc estuda.
Então não tem desculpas.

A única diferença entre CPOR  e NPOR é que os alunos do cpor tem direito de escolher depois do 5° mês de instrução a Arma(que é  a especialidade) dentro do exercito. E os do npor ganham a arma que é a do quartel que o núcleo está instalado.

Armas do EB:

-Infantaria
-Cavalaria
-Artilharia
-Engenharia
-Comunicações
-Serviço de Intendência
-Quadro de Material Bélico

Verifique os CPOR/NPOR mais proximos de sua cidade do site do exército



LER COMENTARIOS...

Postagens mais visitadas