Como entra na Escola de Sargentos das Armas - EsSA

Para entra na EsSA você precisa fazer a inscrição e passar no concurso que ela faz todos os anos.

As Inscrições neste ano ocorreram mais cedo e vão fechar no dia 20 de março de 2019, elas são feitas pela internet no site da EsSA, veja aqui como é a prova da escola de sargentos das armas.

No final desse site vai ter o link para inscrição da prova, se quiser pode chutar tudo na prova só pra pegar o link da inscrição, a nota que voce tirar nele não vai contar porque ele é apenas um simulador da prova que teve no ano passado, a prova desse ano vai ocorrer no dia 5 de agosto.

O concurso tem três etapas

  • A primeira etapa do concurso é a prova intelectual, ela vai ser no dia 5 de agosto
  • A segunda etapa é os exames médicos e o teste físico que é em janeiro e fevereiro. Só participam dessa etapa quem passou na prova da primeira frase
  • Por fim os que passarem em tudo começam a servir em abril

Idade exigida

A idade mínima para inscrição é 15 anos, mas você tem que fazer 16 no ano da inscrição.

E a idade máxima é 23 anos só que não pode mais fazer aniversário no ano da inscrição.

E quem tem 23 e ainda vai fazer aniversário de 24 anos no ano da inscrição?

Então você tem que entra em outra área da EsSA que é a da musica ou a da saúde.

Nestes casos a idade máxima vai até 25 anos não podendo fazer mais aniversario de 26 anos no ano da inscrição.

Escolaridade exigida

Você deve ter repardo que a inscrição é em um ano e você começa a servi no outro ano neh.

Então, é exatamente em abril do outro ano que você tem que ter o diploma de ensino médio completo no caso das áreas de combatentes e músicos.

E no caso do pessoal que vai trabalhar na área de saúde tem que ter o diploma de técnico em enfermagem e o registro no Conselho regional nesse mês que vai começar a servir

Ou seja, você não precisa ter terminado o ensino médio ou o curso de enfermagem para se inscrever porque você só começa a servir em abril do ano seguinte da inscrição.

Mas é conveniente que você faça a inscrição já no seu ultimo ano da escola pra assim dar tempo de terminar tudo. E assim no ano seguinte já ter o diploma para apresentar quando for servir em abril.

Eles não cobram o diploma no ano da inscrição porque eles nem sabem se você vai ou não, então por isso eles deixam pra cobrar só para os que já passaram em tudo e já vão começar a servir.

Vantagem de entra pela EsSA

A vantagem é que você não precisa começar como soldado, já entra no exercito como aluno do curso de sargentos, e quando se forma na escola já será terceiro-sargento o que esta acima dos cabos, soldados e recrutas, essas três posições são pra aqueles que entram pelo alistamento.

Quanto tempo fico na EsSA até me formar?

2 anos, o primeiro ano você aprende a como ser um militar, então vem às férias, e no segundo ano você aprende a como ser um sargento para não abusar do poder, liderança, pulso firme, motivação dos seus soldados etc.

E durante o curso da EsSA eu recebo salário?

Sim, Ao entra lá você já é militar, porem o seu salário ainda não é de um sargento porque você ainda ta aprendendo, o salário do aluno do curso de sargentos é um soldo de 1049 reais, esse vai ser seu nos dois que você fica lá para se forma sargento, quando acabam esses dois anos seu salário sobe para o soldo da patente de terceiro sargento.

Como é o treinamento?

O treinamento é bem pesado principalmente no ultimo ano onde eles vão fazer simulações de combate real, vão chamar à marinha e a aeronáutica também pra participar da chamada manobra escolar que é o ultimo treinamento do ano antes de se formar terceiro sargento.

E se eu quiser sair depois?

você pode sair a qualquer momento, durante os 2 anos ou depois de formado sargento, a diferença é que se você sair do exercito depois de formado, você vai sair graduado como alguém que tem ensino superior e pode participar de concursos que exigem esse grau de estudo como a policia federal, auditor da receita federal, analista tributário entre outros (dentro do exercito como sargento vocês já podem fazer esse concurso não precisa sair porque o terceiro sargento já é graduado no ensino superior).

O que cai na prova do concurso da EsSA

A prova da EsSA é muito parecida com a do Enem só que com a dificuldade um pouco maior por a EsSA ser do governo federal.Mas as matérias que caem são apenas português, matemática, geografia, historia e redação e são todas questões objetivas que são aquelas que você marca um x na resposta certa.

Só para aqueles que pretendem entra nas áreas de musica e saúde que alem dessas matérias vai cair também conhecimentos específicos sobre a área deles.

E o teste físico para entra?

O teste físico é o mais simples, pois o mais difícil vocês já passaram que foi a prova teórica e alem disso eles escolhem somente o numero de vagas para fazerem, ou seja, só reprova no teste físico quem não conseguir fazer o mínimo necessário que são:

Para homens
2.300 metros de corrida em 12 minutos, 19 flexões e 39 abdominais.
Para mulheres
1.950 metros de corrida em 12 minutos, 8 flexões e 37 abdominais.

Mas não é bom você ficar só no mínimo pra passar porque dentro da escola, eles vão exigir muito de você e se você não tiver com o corpo e o psicológico bem preparado é capaz de pedir pra sair antes de terminar todo o curso.

Quer saber como se preparar para a prova da EsSA tanto a teórica como a pratica? Então acesse esse link e saiba mais como preparar seu corpo e sua mente para alcançar o sucesso no meio militar.

Veja Como é essa prova da ESA e no final faça sua inscrição. Sucesso Combatente!!

Postagens mais visitadas