COMO SEGUIR CARREIRA NO EXÉCITO

Para seguir carreira você tem que se inscrever em um concurso publico de uma das escolas militares do Exercito Brasileiro.

O Concurso Publico é uma prova que você faz para ser funcionário do governo. E como o exército é do Governo você tem que fazer concurso para seguir carreira. Além da prova escrita o concurso ainda tem os exames médicos, teste de aptidão física e investigação.

Onde se inscrever

As inscrições são feitas pela internet no site da escola militar que você deseja entra. E as escolas abrem as inscrições quando precisam de novos militares que queiram seguir carreira.

Quais são as escolas Militares?

No exercito temos 5 escolas militares que são:

  • EsSA – Escola de Sargentos das Armas
  • EsPCEX – Escola Preparatória de Cadetes do Exercito
  • IME – Instituto Militar de Engenharia
  • EsSEx – Escola de Saúde do Exercito
  • EsFCEx – Escola de Formação Complementar do Exercito

Para você seguir carreira o único meio é por meio de uma dessas escolas.

As Escolas de combatentes

A EsSA e a EsPCEx são escolas de combatentes as principal diferença entre elas são:

EsPCEx
forma os combatentes que planejam a missão
EsSA
Forma os combatentes que executa a missão

E as Outras três?

São escolas de formação do quadro auxiliar do Exercito Brasileiro.

A Escolaridade exigida para entra nas Escolas militares

Tem que esta no mínimo no terceiro ano do ensino médio para se inscrever na EsSA, EsPCEx e IME.

Já na EsSEx tem que ser formado em Medicina para fazer a inscrição.

E na EsFCEx tem que ser formado na área que o exercito esta precisando. Essa escola só divulga as áreas quando abre as inscrições.

Quem ainda não estar no terceiro do ensino médio

Pode terminar sua formação escolar nos colégios militares seja ele ensino fundamental ou ensino médio, mas eles não são para seguir carreira eles são como escolas particulares você pode saber mais neste artigo Como Estudar Pelo Exército.

Quais as vantagens de ser militar

Você vai poder participar de missões de paz em outros países, conhecer novos lugares, viver novas experiências, ter uma carreira admirada por muitos, ter um salário bom e ainda não vai precisar comprar casa porque o exercito dar casa pra os militares de carreira morarem com sua família.

E as desvantagens

A desvantagem é que você tem que estudar muito o conteúdo que vai cair na prova do concurso, porque você terá muitos concorrentes que também querem essas vagas justamente pelas vantagens em ser militar. Então você terá um desafio pois somente os melhores colocados na prova que entraram, todos os outros que não se saírem tão bem serão dispensados.

E como surgem as vagas?

A carreira militar no exercito tem um plano na linha do tempo, ou seja, você não sai de lá com a mesma patente que entrou, quando um militar se aposenta ele já subiu no mínimo 5 patentes mesmo que não tenha feito nada pra ser promovido.

Com isso quando os militares recebem uma promoção para uma nova patente surge uma nova vaga na patente que ele estava, então as escolas militares abrem novas inscrições para que novos "recrutas" ocupem as vagas deixadas pelos militares promovidos.

E tem como subir de patente mais rápido

Sim quando você faz muitas missões e não apronta dentro do quartel seus superiores reconhecem seu esforço e te indicam para novas promoções, fazendo assim você subir de patente mais rápido do que o normal.

E pelo alistamento dar pra seguir carreira?

Não pelo alistamento você só consegue servir no serviço temporário que dura no Maximo 8 anos, depois será dispensado veja mais sobre o serviço temporário aqui.

Todas as formas de servir o exercito foram citadas aqui

A diferença entre as escolas militares e o alistamento militar é que quem entra pelo alistamento servem somente o serviço temporário e quem entra pelas escolas militares entram para seguir carreira.

Outra diferença também é que no alistamento militar só aceita homens e em todas as escolas militares do exercito aceitam tanto homens como mulheres.

Veja também os salários dos militares por patente, tem uma tabela com a escala de patentes e salários das três forças armadas, exercito marinha e aeronáutica.

SALARIO DOS MILITARES POR PATENTE



LER COMENTARIOS...

Postagens mais visitadas